Desporto

Porquê praticar desporto?

Já pratico desporto há muitos anos. Desde os 3 anos que faço vários tipos de desporto. Dos 3 aos 6 fiz ginástica, aos 6 comecei a praticar natação até aos 18 e nos intervalos da natação, praticava volei, basquetebol, futebol e corta-mato, cheguei a fazer algumas competições regionais, o que me valeu uma rotura de ligamentos que os médicos que me operaram chamaram de “excesso de desporto”.

Aos 18 abandonei a natação e só voltei ao desporto – natação – aos 28, já depois de ter dois filhos e parecia uma lontra, quer no aspeto físico em si, quer no aspecto físico de agilidade, nem parecia eu.

Felizmente aos longo destes anos, fui praticando desporto, mudei a minha alimentação, hábitos e a minha mobilidade, flexibilidade e agilidade melhoraram bastante. Como eu dizia num post que fiz, até uma caminhada por dia de cerca de 20/30 minutos é suficiente para nos sentir-mos melhor física e mentalmente.

Hoje em dia sou sócia de um clube que oferece uma variedade de opções da prática de actividade física. Desde há cerca de 4 anos que frequento diáriamente o ginásio para a prática de algumas aulas de maior intensidade, natação, Yoga com meditação, corrida, bicicleta ou apenas trabalho com máquinas no ginásio, embora pessoalmente prefiro os treinos de alta intensidade pois obtenho um resultado mais rápido e eficaz para os objetivos a que me proponho, no caso, queima de gordura e aumento da massa muscular.

Não pensem que é fácil, são 45 minutos sempre a suar e com intervalos curtos de descanso, normalmente inferiores a 1 minuto por série mas é altamente compensador! Quando acabo as aulas tenho aquela sensação de realização pessoal. Talvez quem não pratique desporto, não compreenda. É uma sensação muito semelhante a quando nos propomos fazer um trabalho que pensamos inicialmente que não vamos conseguir e acabamos por concluir com sucesso mas numa perspectiva física, porque efetivamente estas aulas são bastante exigentes. Desde de que pratico, frequento, este ginásio, sinto uma grande diferença, quer no plano físico como referi atrás como disponibilidade mental e gasto de energia.

Durante aquele período de cerca de 10 anos em que não pratiquei desporto de forma regular, além de ter aumentado de peso em cerca de 14 kilos, perdi a minha capacidade de recuperação, resistência e até a minha capacidade produtiva e de concentração retrocedeu bastante. Alguns exemplos, quando ia às compras e tinha que levar os sacos mais pesados para o primeiro andar, era uma carga muito pesada, tinha que parar em alguns degraus para pousar os sacos e prosseguir. Hoje levo sacos mais pesados e outras cargas adicionais, sem muita dificuldade. O cansaço; qualquer tarefa que envolvesse esforço, força ou ritmo deixava-me muito cansada e demorava muito tempo a recuperar o fôlego, algo que agora é completamente diferente, a recuperação é rápida(alguns minutos) e fico pronta para um novo desafio.

O desporto é uma parte essencial para ter uma vida saudável. saiba alguns dos motivos:

Reduz o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares, entre outros benefícios é a redução da pressão arterial, o aumento da capacidade pulmonar, a manutenção dos níveis de açúcar e colesterol no sangue e, consequentemente, a diminuição do risco de vir a desenvolver hipertensão e diabetes.

REDUZ O RISCO DE INÚMEROS TIPOS DE CANCRO
Vários estudos realizados demonstraram que a prática desportiva diária de pelo menos 30 minutos, reduz o risco de vários tipos de cancro.

 FORTALECE OS OSSOS quem pratica desporto regularmente não só ajuda a manter, como ainda aumenta a sua massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose.

 AJUDA A PERDER PESO, PREVENINDO A OBESIDADE
A prática desportiva contribui para a queima de caloria masi ou menos intensa o que facilita a perda e/ou manutenção do peso.

MELHORA A APARÊNCIA FÍSICA E A AGILIDADE
A prática regular de desporto aumenta os níveis de algumas moléculas do cérebro essenciais para a cognição.

PROMOVE A AUTO ESTIMA E A AUTO CONFIANÇA
 O desporto promove um esforço no sentido de atingir determinados objetivos e uma satisfação muito forte quando se consegue. Fatores esses que resultam num aumento simultâneo de auto estima e da auto confiança.

Para não ficar parado(a), nesta rubrica pretendo dar algumas dicas desportivas como treinos localizados, treinos para natação, dicas de performance, tratamento de lesões, alongamentos bem como informação sobre eventos a decorrer no mês.

Não fique parado!

Vai uma corridinha?

Façam-me chegar as vossas sugestões clicando em comentar abaixo ou pelo email das5as7.blog@gmail.com.

Até já!

Blogger das 5 às 7.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s